Pular para o conteúdo principal

Passo a passo para realizar o seu estudo bíblico diariamente


Quando alguém se propõe a fazer uma viagem, o ideal é que se programe para essa empreitada: defina qual meio de condução vai utilizar (avião, carro ou ônibus…), onde vai se hospedar, em que lugar fará as refeições entre outros. Se for de carro, por exemplo,como ter tempo para devocional é essencial que o viajante veja por qual caminho seguirá para chegar ao destino final. Se ele quiser chegar mais rápido, deverá optar por determinada estrada; se quiser pagar menos pedágios, deverá seguir por outro caminho; se quiser se hospedar em bons hotéis, poderá escolher outra rota.
Com certeza, cada um dos caminhos tem sua beleza própria e também sua dificuldade. É preciso que a pessoa que vá viajar escolha o roteiro que é mais adequado para a sua realidade. Qual caminho se encaixa melhor no objetivo da viagem e, do mesmo modo, qual não trará maiores dificuldades.

Quando o assunto é estudo bíblico

Quando nos propomos ao estudo bíblico algo parecido acontece. Estudar e se aprofundar nos textos bíblicos é também viajar por lugares muitas vezes desconhecidos. Por isso, é preciso que haja um planejamento, assim como nessa viagem de automóvel. Faz-se necessário escolher um roteiro de estudo,– um método que melhor se encaixe na realidade daquele que se dispõe a ler e a entender os textos da Sagrada Escritura. Por isso, cada pessoa deve procurar um roteiro de estudos bíblicos que lhe seja mais útil e oportuno.
São vários os roteiros de estudos bíblicos que temos hoje no mercado. Sem desmerecer os demais, quero indicar aqui quatro deles, pois são os que conheço de forma mais aprofundada e sei dos resultados que proporcionam. Repito, esses são apenas alguns dos tantos e bons roteiros que temos à disposição. O que precisa ficar claro é a necessidade de seguir um percurso que nos dê segurança e nos impulsione a não desistir no meio da viagem.

Roteiro para o seu estudo bíblico

Curso Bíblico da Escola Mater Ecclesiae: O primeiro roteiro vem da escola fundada por Dom Estevão Tavares Bettencourt OSB, cujo objetivo é a formação. É um tipo de curso de teologia para leigos por correspondência.
“Lectio Divina”:– O segundo é um dos métodos mais antigos da Igreja. Leitura da Bíblia a partir de quatro passos: Ler, Meditar, Orar e Contemplar. O objetivo da Lectio Divina é –proporcionar um contato direto com as Sagradas Escrituras por meio de um método orante.
O terceiro método é a coleção “’Luz para os meus passos”’. Baseada na “Lectio Divina, trata-se de uma proposta que segue uma apostila com uma lição que deve ser feita a cada dia. De certo modo, ela mescla essa leitura orante com alguns conhecimentos mais técnicos, como o que temos no método da Escola Mater Ecclesiae.
“A ‘Bíblia no meu dia-a-dia’:”– O quarto roteiro indicado por mim faz parte da proposta de monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. O estudo possui alguns passos e também uma ligação direta com a “Lectio Divina. Num diário espiritual, a pessoa deve, ao fazer o estudo de um trecho bíblico, anotar as promessas de Deus, as ordens d’Ele, os princípios eternos, a mensagem de Deus e como aplicar o entendimento do texto no cotidiano.
Além desses métodos, sei que algumas pessoas fazem estudos dos Livros Sagrados orientados por roteiros disponíveis em páginas da internet. É preciso muito cuidado! Já vi muita coisa errada e perigosa em várias dessas propostas. Se ainda assim, você faz ou deseja fazer um estudo orientado pela rede mundial de computadores, então tome as devidas precauções: veja quem é a pessoa que ministra o curso, se está vinculado à Igreja Católica, qual a procedência do site, converse com outras pessoas que também seguem esse curso e peça orientação ao seu diretor espiritual, pároco ou coordenador da sua comunidade.

Leia todos os dias a Bíblia

Existe também o fato de muitas pessoas não conseguiram se adaptar a nenhum dos roteiros que conheceram e, por isso, resolveram ler a Bíblia começando no seu primeiro livro, o Gênesis, seguindo até o Apocalipse,– lendo um ou alguns capítulos diariamente. Particularmente, acho esse caminho o mais difícil, mas não posso negar que também funciona ao ver algumas pessoas optarem e se adequarem a essa proposta.
O importante é que você faça uso de um bom roteiro, que o impeça de se perder nessa viagem e o mantenha motivado para seguir adiante. Escolha um percurso de estudos que vá de acordo com as suas necessidades e capacidades, tomando o devido cuidado em averiguar a procedência do roteiro que assume para si. E que, seguindo essas orientações, possa, durante a maravilhosa viagem pelos textos bíblicos, ter a certeza de que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (cf. Salmo 119,105).
Fonte: formacao.cancaonova.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO DE ALHO

INGREDIENTES 1/4 xícara de chá de maionese 1 colher rasa de (sopa) margarina 1 colher de (chá) de cebola ralada 1 pitada de sal 3 dentes de alho bem amassados MODO DE PREPARO Misture tudo e passe generosamente entre os anéis do pão. Enrole o pão com uma  pao de alho caseiro   folha de alumínio e leve ao forno pré - aquecido por uns 5 minutos. Sirva bem quente. Acompanha bem churrasco, carnes em geral e saladas. Fica ótimo com uma cervejinha. Fonte: tudogostoso.com

FRANGO XADREZ

INGREDIENTES 1 peito de frango cortado em cubos Alho amassado Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Suco de 1 limão 3 colheres de sopa de óleo 1 xícara de chá de pimentão vermelho cortado em cubos 1 xícara de chá de pimentão verde cortado em cubos 1 xícara de chá de pimentão amarelo cortado em cubos 1 xícara de chá de cebola cortada em cubos 1 colher de sopa de gengibre ralado 3 colheres de sopa de shoyo 1 colher de sopa de amido de milho dissolvido em 1/2 xícara de água 1 xícara de amendoim torrado quebrado MODO DE PREPARO Tempere o frango com o sal, a pimenta, o alho e o suco do limão mais ou menos 1 hora e 30 minutos antes. Corte a cebola, os pimentões em cubos não muito pequenos nem muito grandes. Em uma frigideira grande aqueça o óleo, acrescente a cebola deixe até ela ficar mole. Acrescente o frango e vá mexendo para fritar um pouco. Coloque o pimentão verde mexa, o pimentão amarelo e mexa, o pimentão vermelho mexa, o gengibre e mexa, acrescente o shoyo e...

5 RECEITAS DE BROWNIE – TESTADAS E APROVADAS

Quem é que nunca errou uma receita? Se você fica frustrado quando isso acontece, saiba que um erro pode resultar num novo prato delicioso. Foi assim que surgiu o  Brownie , um bolo no pote de chocolate muito tradicional nos Estados Unidos. A história é a seguinte: um chefe norte americano foi preparar um bolo de chocolate e esqueceu de adicionar o fermento. Ele tentou consertar com uma pitada de bicarbonato e o resultado foi um bolo denso, úmido e marrom escuro, cor que deu origem ao nome. Como fazer um brownie perfeito Brownies vêm em muitas formas, mas eles merecidamente exigem sua própria categoria no mundo das sobremesas, porque eles não são muito bolos, biscoitos ou fudge. No entanto, brownies são frequentemente descritos como sendo cakey, mastigável ou fudgy. O que faz para o brownie perfeito é uma questão de preferência pessoal e com as milhares de receitas de brownie que existem, pode ser difícil encontrar a sua versão do brownie perfeito. Melhor de Recei...